09/11/2022

Coren-GO entrega a municípios goianos a 4° Edição do Protocolo da Enfermagem

Em um dia muito especial, o Conselho Regional de Enfermagem

Dra Edna Batista apresenta o protocolo.

Em um dia muito especial, o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), realizou nesta terça-feira, 08, no Auditório da Asmego, em Goiânia, a entrega as secretarias municipais de saúde do estado de Goiás da 4° edição do Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Estado de Goiás.

A solenidade contou com a presença da Presidente do Coren-GO, Dra Edna de Souza Batista; do Dr Arildo de Souza, Conselheiro  do Cofen; Dra Viviane Casimiro, Superintendente da Escola de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde; da Dra Cynara Mathias Costa, Superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, da Dra Lucimeire Lemos Secretaria Geral da Aben-GO e das Dras Rose Melo e Eliane Castilho, que no Ato representaram os Sindicato de Enfermeiros e de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, respectivamente, além de representante de mais de 125 municípios goianos.

Exemplares do Protocolo

Sob a coordenação da Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Dra Claci Rosso, o manual foi escrito por mais de 140 autores, de diferentes áreas de atuação. Nesta edição foram realizadas uma revisão bibliográfica dos vinte e seis protocolos existentes, e foram acrescentados mais quatro capítulos. São eles: cuidados estéticos, práticas integrativas e complementares, preparo e respostas a emergência em saúde pública e higienização das mãos.

De acordo com a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás, Dra Edna de Souza Batista, o manual possibilita uma descrição detalhada da assistência, do cuidado, “Ele contem no seu conteúdo a operacionalização e a especificação sobre o que, quem e como se faz, orientando e respaldando os profissionais da Enfermagem”, salientou a enfermeira que preside o Coren-GO.

Para a Dra Viviane Casimiro, que também é enfermeira, o protocolo é um grande instrumento que possibilita e fortalece um atendimento seguro aos usuarios do Sistema Ùnico de Saúde (SUS). Desa de uma saúde pública consolidada, por meio de instrumentos de gestão foi também a tônica do discurso da Dra. Cynara Costa.

Outra novidade e que em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen),  a 4º Edição do Protocolo de Enfermagem da Atenção Primária do Estado de Goiás, será disponibilizado de forma digital, por meio do aplicativo CofenPlay e pelo site: www.protocolodaenfgo.org. Com esta inovação, profissionais de Enfermagem do Brasil e do mundo terão acesso a esse material.