16/09/2021

Cofen e OPAS lançam 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem

Redes de Atenção à Saúde, cuidado materno-infantil e enfrentamento a pandemia são eixos do edital. Saiba como se inscrever.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) lançaram, nesta quinta-feira (9/9), o 2º Laboratório de Inovação em Enfermagem. A iniciativa busca conhecer, sistematizar e fomentar experiências que se destacaram pela inovação, êxito e relevância para a Enfermagem e para o Sistema Único de Saúde. Nesta edição foram contemplados três eixos temáticos: Enfermagem no contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS), Assistência à Saúde na Linha de Cuidado Materno Infantil e Ações da Enfermagem para o enfrentamento da pandemia da covid-19.

“Recursos humanos são a pedra angular dos Sistemas de Saúde. Precisam ser reconhecidos como um bem público necessário para a Saúde em nossos países”, afirmou a representante da OPAS, Mónica Padilla, destacando que a Enfermagem corresponde a mais de 53% dos profissionais de Saúde do Brasil, e sua atuação traz imenso impacto na qualidade e efetividade da assistência.

A secretaria de Gestão do  Trabalho e da Educação na Saúde (Degerts/MS), Maira Pinheiro, relembrou que a profissão foi a que mais se voluntariou na iniciativa o “Brasil conta Comigo”, que recrutou voluntários para conter o colapso sanitário resultante da pandemia, em 2020. O enfrentamento à covid-19 foi um dos eixos incluídos na nova edição do laboratório, apresentada pela colaboradora do Cofen, Nádia Ramalho.

O conselheiro federal Osvaldo Albuquerque, representando o Cofen, agradeceu a presença dos parceiros institucionais. Transmitido ao vivo pelas redes sociais, o  lançamento manteve as normas de distanciamento social, e contou representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e do Ministério da Educação, responsáveis pela indicação de avaliadores. A presidente do Cofen, Betânia Santos, participou por vídeo.

Laboratório de Inovação – Lançada em setembro de 2019, pelo Cofen e OPAS/OMS, a primeira edição do Laboratório de Inovação em Enfermagem recebeu 329 inscrições, distribuídas em dois eixos temáticos: ampliação do escopo de práticas e valorização da Enfermagem. Representantes de 39 experiências participaram de um encontro em Brasília, que selecionou 24 práticas para a terceira etapa. A comissão avaliadora visitou todas as experiências finalistas. Dezesseis experiências foram premiadas, e serão apresentadas no Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (23º CBCENF), com transmissão para inscritos de todo o Brasil

Acesse o link e saiba como inscrever experiência no 2º Laboratório de Inovação.

 

Fonte: Ascom – Cofen